6 DICAS PARA SE TORNAR UM CRAQUE DAS PLANILHAS

Saber trabalhar com o Excel, há muito tempo já deixou de ser apenas um diferencial nas empresas, e sim uma necessidade. Conseguimos fazer praticamente tudo utilizando-o, desde cálculos simples até indicadores de rentabilidade e programação. Claro que, existem diversos níveis, a maioria das pessoas sabem (bem mal) trabalhar com o básico, só para se virarem para as tarefas do dia a dia. Mas afinal, o que você precisa saber para se tornar o craque das planilhas? Ser aquela pessoa que é referência e é requisitada para desenvolver projetos ou tirar dúvidas. Separamos abaixo 6 dicas que vão te ajudar a chegar lá.

Dica 1: Seja Curioso

Como em qualquer área da sua vida, ser curioso é fundamental para seu desenvolvimento e crescimento. Quando você vai sempre além do que se propôs a aprender, quando vai mais fundo naquele conteúdo, não tem medo de descobrir coisas novas, você acaba aprendendo muito mais, e quando estamos aprendendo Excel não é diferente, até porque não é uma ferramenta que nos possibilita ir apenas por um caminho, existem diversas maneiras de você chegar no resultado que você quer, e quanto mais conhecer e explorar, mais ferramentas você vai ter para conseguir atingir seu objetivo rapidamente.

No Excel estamos numa constante descoberta, mesmo quem trabalha há anos utilizando-o sempre descobre novos caminhos e você vai achar vários professores ensinando a fazer a mesma coisa de maneiras diferentes, então não tenha medo de sair clicando, pesquisando e descobrindo novas maneiras. Uma coisa que gosto muito de falar é que sempre vai existir um ctrl Z se caso der ruim em algum cálculo que esteja fazendo, então fica tranquilo.

Dica 2 : Seja Criativo

Como vimos na primeira dica, existem diversas formas de chegar no mesmo resultado, muitas delas vão exigir de você uma dose generosa de criatividade, como por exemplo, quando for elaborar um relatório, gráfico ou dashboard por exemplo. Você precisa conseguir passar aquele monte de informações que estão no seu banco de dados para um resumo fácil e prático para quem precisar utilizá-lo. Muitas vezes você vai precisar mudar o layout do seu projeto, e ter sempre um plano B, faz parte de ser criativo. Aos poucos você também vai desenvolver seu senso de estética, aquela fonte de letra que gosta mais, aquela cor que combina mais, o tipo de gráfico que fica melhor, mas lembre-se, se estiver desenvolvendo um projeto para uma empresa é importante que ele converse com o que aquela empresa está procurando, sempre respeitando cores do logo, por exemplo. Ser criativo é o que vai te fazer pensar fora da caixinha e se destacar por isso, pense nisso!

Dica 3: Saiba Combinar Fórmulas

É muito bom quando você conhece e sabe aplicar várias fórmulas, mas o segredo de conseguir ser um craque das planilhas é saber como combiná-las para conseguir realizar o que precisa. Existem algumas combinações clássicas, que você aprende em cursos de nível intermediário pra cima, que te ajudam muito no seu dia a dia, porém algumas outras você vai precisar combinar sozinho, se for muito específico para o projeto que está desenvolvendo. Pense que praticamente todas as fórmulas podem ser combinadas, com duas, três, quatro… com quantas forem necessárias desde que atenda os critérios estabelecidos. Aí vamos cair na dica 1 e 2, que vai depender muito da sua curiosidade e criatividade para conseguir desenvolver.

Dica 4: Crie um Portfólio

Salvar todos aqueles projetos que você desenvolveu, eles vão servir de referência para você vender seu serviço para outra empresa, e você sempre pode aproveitar um trabalho antigo para algo novo que está desenvolvvendo. Crie uma pasta e salve tudo de maneira organizada, sempre tendo o cuidado de apagar dados confidenciais, quem trabalha com o Excel e tem acesso a muitas informações de empresas, por uma questão de ética, você nunca deve fornecer ou divulgar esses dados para outras empresas, você pode substituir valores, logo e contatos de pessoas, por dados fictícios. Ter um portifólio é um diferencial, comece a se organizar.

Dica 5: Tenha um Ótimo Banco de Dados

Se você quer se tornar um craque em Excel, você precisa saber trabalhar com banco de dados. Ele é o ponto de partida de qualquer projeto e relatório que você irá desenvolver. Por ele você saberá quanto deverá cobrar por aquele trabalho e o quão trabalhoso ele será. A maioria das empresas geram o banco de dados a partir de um sistema que é alimentado manualmente, caso a empresa já tenha muito anos e nunca se atentou na qualidade das informações que inseri no seu sistema, isso pode acabar se tornando um grande problema. Arquivos duplicados, erros ortográficos, informações incompletas, lançamentos errados. Tudo isso gera um grande impacto dependendo do projeto que você precisa desenvolver, então, atenção aos detalhes!

Dica 6: Faça um Curso de Excel

Seja presencial ou online é muito importante que você faça um curso de Excel, nele você vai encontrar informações e conteúdos pensados de maneira que você aprenda de forma gradativa, e claro, ter o respaldo de um professor para tirar dúvidas é fundamental no seu processo de aprendizagem. Principalmente  se você é alguém sem muito conhecimento ou facilidade para aprender Excel.

Depois de todas essas dicas, tenho certeza de que agora você sabe o que deve fazer para começar essa jornada muito louca, porém maravilhosa que é aprender Excel.

Vou deixar aqui o video do nosso Canal sobre esse tema.

Um grande abraço e vejo você na próxima!

Jota Silverio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *